quarta-feira, 25 de maio de 2011

Formas de ajudar o nosso planeta:


Nos dia de sol opta por dar umas pedaladas assim ajudas o planeta e ficas em boa forma física.







Faz a reciclagem pois assim contribuis para o bom funcionamento do nosso planeta.




Colabora com as campanhas de ajuda ao nosso planeta para   viver-mos  num ambiente sustentável.



Ajuda o teu planeta para um desenvolvimento sustentável



A redução da camada de ozono:



  Muitas pessoas ouvem falar do “buraco ” do ozono mas muitas vezes não sabem ao certo o seu significado.
  O “buraco” do ozono corresponde a uma grande redução da camada de ozono, provocada principalmente pela utilização de CFC (compostos à base de cloro e flúor), o que leva à diminuição da capacidade de absorção das radiações ultravioleta.

  A camada de ozono desempenha um papel fundamental na protecção da vida na terra: absorve mais de 95% das radiações ultravioletas, protegendo a superfície terrestre de ser atingida em quantidades elevadas.




 
A diminuição da camada de ozono deve-se principalmente à emissão de elevadas quantidades de clorofluotocarbonetos (gases) para a atmosfera.
 É na Antártida que a rarefacção na camada de ozono é maior.



 
Ozono é benéfico ou prejudicial?


  Em quantidades pequenas é benéfico para o ser humano pois contribui para a produção de vitamina D, no entanto em elevadas quantidades é prejudicial pois causa anomalias no ser humano, podendo levar ao aparecimento de cancro e pele.




sexta-feira, 6 de maio de 2011

Consequências do smog:

ü Problemas respiratórios;

ü Problemas visuais(irritação dos olhos, vermelhão e pode levar até à cegueira);

ü Podem alterar o sistema imunitário

ü Pode colocar a vida das pessoas em risco.

O ar fica poluido por isso as pessoas têm que usar mascaras.


 

Smog:


  Smog é o mesmo que nevoeiro fotoquímico ou capacete negro é um, fenómeno que acontece nas áreas urbano-indústriais, onde existe muita poluição.
As poeiras lançadas para a atmosfera pelas indústrias e pelos transportes rodoviários constituem núcleos de condensação (poeiras, fumos, pólenes… em suspensão na atmosfera em torno das quais podem ocorrer fenómenos de condensação) que mantendo-se a baixa altitude, favorecem o aparecimento de neblinas.
Estas neblinas dão origem a um espesso manto nebuloso excessivamente poluído.


Smog em Londres


Zonas mais afectadas com as chuvas àcidas:

As chuvas ácidas afectam mais as regiões industrializadas da América do norte, da Europa e alguns países emergentes da Ásia. Registam-se nas áreas de maior concentração urbana, Porto, Estarreja, Lisboa, Seixal, Sines.

Video sobre as chuvas àcidas



Este video é muito interessante pois retrata as consequências desastrosas das chuvas àcidas

Chuva Ácida:

As chuvas ácidas são constituídas por dióxido de enxofre, o óxido de azoto, vapor de água e com o oxigénio que quando são libertados em grandes quantidades para a atmosfera originam o ácido de sulfúrico e o ácido nítrico. Estes ao dissolverem-se nas gotículas de água das nuvens, acidificam-nas, dando origem às chuvas ácidas.


Pequeno esclarecimento:

Eu sei que os meus objectivos ao criar este blog era falar sobre as catástrofes naturais que acontecem no mundo as suas consequências e causas e o que poderíamos fazer para as evitar. Mas como o nosso planeta está a ficar em “maus lençóis ” optei por me empenhar nestas férias da Páscoa nos problemas ambientais provocados pelo ser humano.
Que são tão perigos ou mais ainda do que as catástrofes naturais. Com este trabalho espero sensibilizar-vos para a situação em que o nosso planeta se encontra.